Resurso Digitais Educacionais - Relatos de sala de aula - Confira o Link do vídeo.



Olá pessoal, espero que todos estejam bem, vou compartilhar alguns relatos sobre o aprendizado da ultima aula sobre RDE e PBL!

Os primeiros relatos será sobre os textos lidos e os conceitos que tinhamos antes de saber o real conceitos de cada assunto (a famosa água na canela, como o nosso Professor Fernando gosta de falar), principalmente falamos sobre webcurriculos e percebemos que era totalmente diferente do que entendiamos sobre curriculo. Logo em seguida falamos os conceitos fundamentais acerca dos Recursos Digitais Educacionais (RDE), bem como reflexões sobre a dinâmica empregada na última aula conforme o modelo Problem Based Learning (PBL). Os Recursos Digitais Educacionais representam ferramentas de aprendizado fundamentais na contemporaneidade, caracterizando-se por materiais e tecnologias que potencializam o processo educacional, proporcionando interatividade, acessibilidade e personalização do ensino. (Pimentel 2015).

Os RDE constituem um componente vital no panorama educacional contemporâneo, caracterizando-se pela utilização de tecnologias digitais para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Estes recursos englobam uma ampla gama de ferramentas, incluindo softwares educativos, aplicativos móveis, jogos educacionais, simulações, vídeos, animações, realidade virtual, entre outros. Sua principal função é proporcionar experiências de aprendizagem mais interativas, dinâmicas e personalizadas, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e oferecendo múltiplas formas de representação do conhecimento. (Bates, A. W. 2015).

Sobre a vizão do autor Pimentel 2017, notoriamente os RDE têm o potencial de promover a inclusão, facilitando o acesso à educação para estudantes com diferentes estilos de aprendizagem, necessidades especiais e contextos socioeconômicos diversos. Além disso, permitem a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos, nos quais os alunos podem interagir entre si e com os conteúdos de forma mais ativa e engajada. Através da gamificação e da aplicação de elementos de design instrucional eficaz, os Recursos Digitais Educacionais também podem aumentar a motivação e o interesse dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz.

Outro aspecto relevante dos RDE discutidos em sala é sua capacidade de fornecer feedback imediato e personalizado aos alunos, permitindo que eles monitorem seu próprio progresso e identifiquem áreas de melhoria. Além disso, esses recursos possibilitam a integração de diferentes mídias e fontes de informação, enriquecendo o ambiente de aprendizagem e estimulando o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e resolução de problemas.

No que tange à última aula conduzida sob o paradigma do PBL, destaco a dinâmica envolvente e participativa que promoveu a análise e solução de problemas reais, fomentando o pensamento crítico, a colaboração entre os estudantes e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Nesse sentido, a combinação entre Recursos Digitais Educacionais e a metodologia PBL demonstra-se eficaz na promoção de um ambiente educacional dinâmico, centrado no aluno e orientado para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

Abaixo segue o link do video que eu produzir, com algumas fotos sobre a ultima aula e sobre a dinamica aplicada com os recursos utilizados, foi incrivel compartilhar esse momento com os meu colegas de grupo, eu sou muito competitiva e eles abraçaram a minha ideia de correr e ganhar nossos chocolates. - LINK SOBRE RDE E PBL

E a foto do mapa conceitual solicitada pelo professor durante o memoento de produção dos alunos na aula.


Mapa Conceitual  - RDE


Referências 

ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Endipe, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: encurtador.com.br/mzLM7. Acesso em: 8 out 2019.

PIMENTEL, F. Aprendizagem Digital: implicações do uso das TDIC como estratégia de aprendizagem. In: ______ A Aprendizagem das crianças na Cultura Digital. 2ª ed. rev e ampl. Maceió: Edufal, 2017.

Mishra, P., & Koehler, M. J.: Em seu trabalho seminal, "Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge", publicado na revista Teachers College Record em 2006

Bates, A. W.: Tony Bates é um educador e pesquisador que escreveu extensivamente sobre o uso de tecnologia na educação. Seu livro "Teaching in a Digital Age" (2015)


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre Maju.

Conceito de Tecnologia sobre a visão de Álvaro Vieira Pinto - Vivências e Experiências